sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Direito Holístico: Uma Profissão de Cura - artigo para a Revista Pense Mais

Como articulista da Revista Pense Mais, S. Paulo, venho mostrar o lindo trabalho editorial dessa equipe incansável, criativa, atenta na qualidade dos textos, fotos e proposta de levar uma leitura leve e proveitosa para o nosso tempo de espera em clínicas, salões de beleza, hospitais e qualquer sala de espera em empresas.





A revista tem o tamanho de um tablet, sem necessitar de wi-fi (rsrs). Nesse outubro rosa, enquanto aguardávamos a nossa consulta ginecológica, Diana comentou: "- Não trouxe meu tablet, nem um livro para ler..."  Eu estava levando a revista para a nossa médica e lhe disse: "- Leia a Pense Mais nova!!"  Até tirei foto dela, aguardando, na sala de espera da clínica.



Na página 36 da revista de nº 5, www.revistapensemais.com.br, você encontrará o nosso texto, postado abaixo.




Direito Holístico: uma profissão de cura
Por Sérgio e Tânia Motta Nogueira Reis
Precisamos urgentemente de uma nova forma do operar o Direito!
Recente pesquisa realizada pela OAB da Califórnia - EUA, publicada na revista americana “USA Weekend”, constatou que 70% dos seus advogados filiados não escolheriam de novo esta carreira; além de 75% não desejarem que seus filhos façam o mesmo, em decorrência do alto nível de estresse dessa profissão. 
Num mundo digital e imediatista, ainda temos um processo judicial lento e caro, que acontece em “tempo irreal”, fazendo crer, aos nossos clientes, que os operadores do Direito são ineficientes.  O advogado acaba somatizando no seu corpo físico os sintomas de um judiciário doente.
Participamos de vários congressos da Associação Internacional de Advogados Holísticos (IAHL), com destaque especial para um evento de juristas holísticos, em Miami - EUA, no qual debatemos “O Direito Como uma Profissão de Cura”, ou seja, como evitarmos que as partes e advogados envolvidos em litígios judiciais somatizem seus sentimentos  de raiva, vingança ou depressão em doenças ; lições estas que já estão sendo ensinadas nas principais Faculdades de Direito americanas.
O Direito Holístico nasce da necessidade de dar maior ênfase na função social e ética, do que na visão mercantilista do futuro operador do direito.  Começamos a defender o “Direito Holístico” nos idos de 1994, durante nossa Formação Holística de Base, criada pelo psicólogo francês Pierre Weil, reitor da UNIPAZ – Universidade Holística Internacional, quando tivemos a oportunidade de participar, por três anos, de seminários mensais com mestres de variadas tradições espirituais e também psicólogos, filósofos, sociólogos, cientistas e terapeutas de vários países do mundo.
A prática tradicional do Direito prepara o advogado (straight lawyer) unicamente para vencer o litígio, numa negociação “ganha-perde”, enquanto o estilo do advogado holístico é trabalhar na negociação “ganha-ganha”, com o objetivo de resolver o conflito e, não, de ampliá-lo. 
Cada vez mais, acreditamos que a justiça mais célere só possa ser possível se praticada à visão holística do Direito, dentro dos Tribunais, buscando alternativas para a solução negociada dos litígios.
É necessária uma mudança na grade de ensino das Faculdades de Direito, visando englobar novas ferramentas educacionais indispensáveis na formação de profissionais mais éticos e conciliadores; enfim, mais capacitados para enfrentarem um competitivo mercado de trabalho, sem enfartar, antes de completarem 50 anos, devido ao grande estresse típico desta profissão. Estamos prontos para difundir o Direito Holístico pelo Brasil!

Workshop de Direito Holístico in company
O treinamento dura cerca de 10 horas.
Teoria: Inicialmente, para ajudar o melhor entendimento dos operadores do Direito, são explicados os embasamentos científicos que estão levando a estas mudanças de paradigmas, desde a física quântica até a psicologia transpessoal, de forma prática e abrangente.
Prática: “Holopráxis” são as práticas holísticas que ocorrem durante o evento, a fim de promover exercícios de respiração profunda – pranayamas, meditação, visualização criativa e alongamentos.
Objetivo: ajudar o profissional do direito a ter uma visão sistêmica de “Qualidade Total”, que se inicia no seu processo de autoconhecimento, ensinando-o a exercitar seus talentos e dons inatos, bem como reconhecer seus pontos fracos, assim como raciocínio, intuição e criatividade, para que ele possa ser um profissional plenamente centrado, que busque soluções conciliadoras para resolver os conflitos dos seus clientes e com sentimento de solidariedade para com a sociedade e a natureza.
Realização: Nogueira Reis Consultoria Empresarial Ltda, desde 1989.
Contatos:


Parabenizamos e desejamos sucesso contínuo para a equipe da Pense Mais, através da sua editora chefe Cacá Fontana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário